Publicação fazia parte de uma campanha para o Dia da Consciência Negra; empresa informou que conteúdo foi tirado de contexto.
A academia Bodytech se envolveu em uma polêmica por causa de uma campanha que fez em novembro de 2021. No fim de semana, voltou a circular na internet uma imagem com a frase “Pessoas brancas reproduzem o racismo”.
O assunto chegou ontem aos trending topics do Twitter, com internautas levantando a hashtag #BodytechRacista. A peça publicitária, feita para o Dia Nacional da Consciência Negra, defende o racismo como algo “ativo e estrutural”.
“Todas as pessoas brancas reproduzem o racismo”, informava um dos posts. “A intenção aqui não é atacar ninguém pessoalmente. Reconhecer-se parte de uma estrutura racista é o 1º passo. Tome consciência e combata o racismo nas suas próprias atitudes e falas, mas também nas de pessoas ao redor.”
Depois da repercussão, a Bodytech tirou do ar a peça publicitária. A campanha chegou a ser alvo de uma nota da Fundação Palmares. “Lamentamos profundamente a campanha em questão”, comunicou o órgão. “Racismo é racismo, não importa a cor de quem está incentivando essa prática.”
A Fundação Cultural Palmares repudia e lamenta profundamente a campanha racista que está circulando nas redes sociais, a qual visa dividir os brasileiros e fomentar o ódio racial. Racismo é racismo, não importa a cor de quem está incentivando essa prática abominável. pic.twitter.com/vWU6v1UKSV
— Fundação Cultural Palmares (@PalmaresGovBr) February 7, 2022
O que informou a Bodytech
Em nota divulgada na segunda-feira 7, a Bodytech comunicou que a imagem compartilhada nas redes sociais foi tirada de contexto. Segundo a empresa, a campanha tinha uma mensagem clara: “A luta antirracista é de todo mundo”.
“Em relação ao nosso post publicado no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro do ano passado, que ganhou uma nova repercussão essa semana, a Bodytech esclarece: A imagem é parte de uma sequência de um mesmo post que, isoladamente e fora do contexto, traz uma interpretação equivocada de uma mensagem muito clara: A luta antirracista é de todo mundo. O post em questão sintetizava uma ação no mês da consciência negra.
É lamentável que, após dois meses do post original, tenha sido criada uma interpretação errada sobre os valores da empresa, distorcendo a mensagem. E tenha colocado em dúvida o posicionamento correto da companhia, seus acionistas, administradores e funcionários. A Bodytech é contra qualquer tipo de discriminação e, nos últimos anos, tem atuado na capacitação e conscientização quanto a importância da diversidade, equidade e inclusão.”
Fonte: Revista Oeste